Buscapé

Busque aqui os melhores preços e ofertas do grupo Buscapé.


sábado, 23 de novembro de 2013

Dia de muito calor = Milk Shake.

Boa noite amigos e amigas,

Hoje em minha cidade foi um dia muito quente e fiquei procurando algo gostoso, refrescante e sem glúten.
Também não queria tomar refrigerante, nada contra, apenas estava com vontade de experimentar algo novo.

Encontrei uma amiga no supermercado comprando sorvete, daí veio a ideia.

Milk Shake e na sessão de frutas vi alguns morangos apetitosos.
Resolvi, vou fazer um delicioso milk skake de morango.
Meu esposo amou.



Lá vai a receita:

Ingredientes:

2 - Copos de leite gelado.
3 - Bolas de sorvete de morango.
6 - Morangos médios.
2 - Colheres de açúcar.

Mode de preparo:

- Primeiro bati no liquidificar o leite, o sorvete e a açúcar.
- Bem batido até ficar bem cremoso.
- Depois acrescentei os morangos e bati mais um pouco.
- Serve logo em seguida.

Obs.: FICOU UMA DELÍCIA.

Até mais.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Buscapé

Busque aqui os melhores preços e ofertas do grupo Buscapé.


Uma história de tapioca.

Boa tarde,

Estou aqui para reclamar novamente dos estabelecimentos que vendem alimentos prontos.

Fui com meu esposo a uma tapiocaria de minha cidade e como sempre expliquei o meu caso que não posso comer nada que contenha glúten e mais uma vez me garantiram que o sabor 33 do cardápio deles não tinha.
Fui lá toda feliz da vida. ainda pedi duas uma para levar para casa e comer no dia seguinte.
Quando é gostoso e não tem glúten sempre repetimos.
Comi toda satisfeita e realmente estava uma delícia de tapioca salgada com carne seca e catupiri.

Resultado do dia seguinte:

Passei muito mal, meu intestino entrou em guerra geral, quem senti isso sabe o que estou falando.
Mas quem não sabe é desarranjo mesmo, banheiro toda hora e mudar toda a alimentação para tudo voltar ao normal, só que demora alguns dias até as coisas se arranjarem.

Mas sobrevivi, e a tapioca que levei para o dia seguinte sobrou para quem? meu esposo que ai sim ficou feliz de comer minha deliciosa tapioca.

A única explicação é contaminação cruzada, talvez por falta de conhecimento usou alguma colher que estava contaminada com glúten ou algum condimento, sei lá. Não sei o que foi, só sei que de alguma forma o glúten foi parar lá.

Cada dia que passa me preocupo mais ainda em comer alguma coisa fora de casa que eu não tenha preparado.
Mas também não posso viver numa redoma de vidro, precisamos viver em sociedade e comer com as pessoas que estão a nossa volta e nossos familiares.

Não vou deixar de sair, mas sempre vou correr o risco.

Isso sim é sobreviver num mundo contaminado pelo glúten.

Até quando vamos ter que esperar as pessoas acordarem e ver que existem milhares de pessoa como eu que precisa comer sem passar mal.

Foi um desabado.

Olhem para os celíacos ou os que tem intolerância.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bolo de aniversário sem glúten.

Bom dia,

Sempre que vou a aniversário eu sofro, pois os bolos sempre são de farinha de trigo.
Então fui atrás e descobri muitas receitas, mas a que mais gostei foi esta, pois leva chocolate e festa de aniversário com bolo de chocolate é tudo de bom.
Mesmo meu aniversário estando longe vou testar bastante a receita, para fazer o melhor bolo no meu dia.
Já fiz alguns testes e todos saíram ótimos. Dizem que a repetição leva a perfeição. Então vamos repetir muitas vezes.



Ingredientes:

- 100 g de coco ralado (gosto daqueles com os fios grosso)
- 100 g de margarina com sal
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 fôrma ( eu prefiro as redondas, me lembram mais os bolos de aniversário)

Cobertura:
- 1 Lata de leite condensado.
- 5 colheres de sopa rasas de chocolate em pó (sem glúten). 
- 2 colher de sobremesa rasa de margarina.
- 1 Caixa de creme de leite.

Em primeiro lugar, aqueça o forno por aproximadamente 20 minutos, em uma temperatura de 180 graus. 
Bata as claras de ovos em neve e reserve-as. Em seguida, bata a manteiga e as gemas, acrescentando o açúcar, o coco ralado e o chocolate em pó. Com uma colher, misture esse creme com as claras em neve e, por último, coloque o fermento. 
Coloque na fôrma e leve ao forno por, aproximadamente 40 minutos. Não se esqueça de ir conferindo se já assou, antes de desligar o forno.

Enquanto isso, prepare a cobertura...
Coloca em uma panela o leite condensado, o chocolate e a margarina, igual faz brigadeiro e leve ao fogo. Mexa até que a mistura engrosse. 
Depois que estiver quase frio, bem morninho coloque o creme de leite e mexa bem, pois assim o creme de chocolate fica bem mais leve e maleável e não endurece igual o brigadeiro.

Quando retirar o bolo do forno, deixe-o esfriando, pois tentar retirá-lo da forma ainda quente, vai deixá-lo quebrado. Após esfriar, é só desenformar e jogar a cobertura por cima. Para enfeitar, jogue um pouquinho de coco ralado em cima ou enfeite como preferir. Já pensou colocar morangos, pêssegos, etc. Já fiz com os dois e ficaram perfeitos.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Linhaça e seus benefícios.

Bom dia,

Vamos falar da linhaça.
Tenho uma amiga que come linhaça todos os dias e sempre vinha me falando da importância dela em nossa vida e seus benefícios. Então resolvi pesquisar.
Vejam o que descobri.

 


Mesmo tão pequena no tamanho, a semente de linhaça traz grandes benefícios à saúde. Ela é considerada um alimento funcional, que nutre e ainda previne de doenças. Existem dois tipos de semente, a linhaça marrom e a linhaça dourada.
As duas possuem os mesmos nutrientes, mas a linhaça dourada apresenta maior quantidade de ômega-3 e ômega-6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção de líquidos.

Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal feminino, alivia os sintomas da TPM, da menopausa e atua na prevenção do câncer de  mama. A semente de linhaça também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo.

Linhaça para emagrecer

Por ser tão completa, a sementinha faz maravilhas pela nossa saúde e ainda é uma grande aliada para quem quer emagrecer com saúde e evitar o efeito sanfona. As fibras da linhaça espantam a fome e ajudam a controlar a compulsão alimentar, a sensação de saciedade faz com que a pessoa coma menos ao longo do dia.
A maneira mais proveitosa para consumir a linhaça e potencializar seus benefícios é triturar a semente no liquidificador. A farinha de linhaça pode ser acrescentada no arroz, feijão, nas frutas, sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, no preparo de bolos, pães, tortas, sopas.

Dieta da semente de linhaça

dieta da semente de linhaça, desenvolvida pelas nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou bastante conhecida depois de ter sido apresentada no programa Globo Repórter, da Rede Globo.
Para aproveitar os benefícios da linhaça na luta contra a balança, basta acrescentar a farinha de semente de linhaça no cardápio diário. O ideal é consumir quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça todos os dias. Ou, como foi mostrado na dieta da linhaça do Globo Repórter, a medida de 2 de copinhos de café (aqueles de plástico mesmo), somente no café da manhã. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.
Vale lembrar que somente o consumo da linhaça não funciona para quem quer perder peso. É preciso manter uma alimentação equilibrada e com poucas calorias para sentir os resultados.

É claro que a linhaça não faz milagre sozinha  temos que ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico regularmente. Alimentação equilibrada e exercício físico é a dupla imbatível contra os quilinhos a mais.
Quando for ao mercado vou comprar a linhaça e inserir na minha alimentação e usufruir de seus benefícios.

Até mais.

domingo, 8 de setembro de 2013

07 de Setembro.

Boa noite,

Vamos falar de história do Brasil.
A data escolhida: 07 de Setembro de 1822.



Grito do Ipiranga, 1888 – Pedro Américo (Brasil  1843- 1905) -óleo sobre tela,  7, 60 m x 4, 15 m - Salão Nobre,  Museu Paulista, Universidade de São Paulo.

Em 7 de setembro de 1822 foi declarada a Independência do Brasil, com o Grito do Ipiranga proclamado por Dom Pedro às margens do riacho Ipiranga.
O caminho para a independência do Brasil foi se estabelecendo com o “Fico” de D. Pedro em 9 de janeiro de 1822, quando contrariou ordens da Corte Portuguesa de voltar para Portugal devido à inquietação do povo que queria que ele ficasse no Brasil e até elaborou uma representação com coleta de assinaturas pedindo sua permanência, além de forte participação de José Bonifácio. Neste dia, D. Pedro, em resposta aos pedidos do povo, decidiu não obedecer às ordens portuguesas e disse a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico!” Este dia ficou conhecido como Dia do Fico.
Em 7 de setembro, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro, após receber uma carta de seu pai ordenando que voltasse para Portugal e outras duas, uma de José Bonifácio que o aconselhava a romper com Portugal e outra de sua esposa Maria Leopoldina de Áustria apoiando a decisão de José Bonifácio, devido às circunstâncias, pronunciou a frase: “Independência ou Morte!”. Assim o laço de união política com Portugal foi rompido dando a Independência do Brasil.
Em 12 de outubro de 1822, D. Pedro recebeu o título de Imperador D. Pedro I, sendo coroado em dezembro.


Curiosidade:
O nome completo de D. Pedro I era: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.


Até mais.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Doença Celíaca: Intolerância ao Glúten.

Bom dia,

Hoje vou falar um pouco sobre esta doença que vem atingindo muita gente e muitas nem sabem que tem.
Como eu fiquei sofrendo muitos anos sem saber, também tem muita gente por ai sofrendo sem saber.
Mas vale a pena ficar sem comer as comidas quem nos fazem mal? é claro que vale a pena. 
Pois sentir nosso corpo bem, funcionando direitinho, é muito gostoso.
Não sentir dor de cabeça, intestino desregulado e um monte de coisas ruim que vem junto com a intolerância, como a depressão que vinha tratando a muito tempo sem solução. E agora estou conseguindo tratar e ter uma boa resposta.

Agora vamos as informações:

 Esta frase não é legal quando vemos.

O que é a Doença Celíaca?

A Doença Celíaca ou intolerância permanente ao glúten é uma enfermidade autoimune que atinge principalmente o intestino delgado.
Quando o indivíduo celíaco ingere glúten, o organismo reage contra si mesmo causando danos nas paredes que revestem o intestino delgado, prejudicando a absorção dos nutrientes que não chegam onde deveriam chegar e desencadeando uma série de reações.


O glúten é a principal proteína do trigo, da aveia, do centeio, da cevada do malte e dos derivados de cada um deles.O que é o glúten?

Esta proteína está presente em grande parte dos alimentos e também em medicamentos, bebidas industrializadas, cosméticos e outros produtos fabricados com esses cereais.
Ainda não existe nenhuma técnica para se retirar o glúten dos alimentos, por isso, mesmo quando assados ou cozidos, ele continua presente.

Quais são os dados estatísticos da doença?

Embora seja pouco conhecida, a Doença Celíaca é considerada comum no Brasil, mas a falta de informação e dificuldade para diagnosticar o problema diminuem a procura por especialistas e, consequentemente, as chances de melhora da qualidade de vida dos celíacos.
Nos EUA e na Europa, estima-se que em um grupo de 100 a 200 pessoas, 1 seja celíaca. No Brasil, não existem dados oficiais, mas em uma pesquisa publicada pela UNIFESP em 2005, em um estudo feito com adultos doadores de sangue, o resultado apresentou uma incidência de 1 celíaco para cada grupo de 214 moradores de São Paulo. Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, mais de um milhão de brasileiros têm a doença e não sabem.

Quando a doença se manifesta?

A doença geralmente se manifesta nos primeiros anos de vida, assim que o glúten é inserido na dieta dos bebês, mas existem casos em que a intolerância se manifesta somente na fase adulta.

Quem pode desenvolver a doença?

Não é possível afirmar se a pessoa terá ou não a doença, mas segundo pesquisas, a probabilidade de desenvolver a doença é maior entre as mulheres, em uma proporção de uma mulher para cada dois homens celíacos, além de pessoas com diabetes do tipo 1, problemas de tiroide, síndrome de Turner, síndrome de Williams ou parentes de primeiro grau de celíacos.

Quais são os sintomas?

Existem exceções, mas o sintoma mais comum da doença celíaca é a diarreia crônica caracterizada por fezes líquidas ou moles de cor clara, que podem indicar que o intestino não está absorvendo os nutrientes.
Além disso, uma série de outros problemas podem ter relação direta com a doença, como prisão de ventre, inchaço abdominal, flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso, atraso de crescimento e da puberdade devido à deficiência de nutrientes, anemia de carência de ferro, osteoporose,infertilidade, abortos espontâneos de repetição, desnutrição e até distúrbios neurológicos.
Nos bebês, pode causar perda de massa gordurosa e comprometer o crescimento.
A Doença Celíaca também pode se apresentar em sua forma assintomática, isto é, sem sintomas, o que pode ser perigoso, pois se não tratada, a doença pode desencadear problemas como câncer intestinal, anemia, osteoporose, anemia, abortos de repetição e esterilidade.


Para diagnosticar a doença, são feitos uma série de exames de sangue para detectar a presença de anticorpos relacionados, mas para um resultado mais preciso, é necessário que seja feita uma análise que verifique a mudança nos vilos que revestem as paredes do intestino delgado, e isso só pode ser feito através de uma endoscopia com biópsia que retira pequenas amostras do tecido para serem analisadas.Como é feito o diagnóstico?

Assim que for feito o diagnóstico, em caso positivo, recomenda-se que o celíaco passe por uma consulta com o nutricionista para receber todas as informações necessárias para começar uma nova dieta.

Como é feito o tratamento?

O único jeito de tratar a doença é eliminar o glúten, seguindo uma dieta rigorosa, ou seja, nada de pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas e quaisquer outros alimentos que possuem o glúten em sua composição ou processo de fabricação.
Habitualmente, a dieta celíaca é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares).
Para ter uma dieta equilibrada, os celíacos devem controlar a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes.
Como é um processo semelhante ao de uma alergia, qualquer quantidade, por mínima que seja, de glúten ingerido é suficiente para ativar a doença.
Poucos dias após cortar o glúten da alimentação, os sintomas começam a desaparecer e em média dentro de um ano as mucosas do intestino se normalizam, mas conseguir eliminar o glúten da dieta é muito difícil, principalmente para crianças e adolescentes. A alternativa é substituir os produtos proibidos por derivados do milho, como amido de milho, farinha de milho, fubá, derivados do arroz, como a farinha de arroz, derivados da batata, tal qual a fécula de batata, da mandioca, farinha, polvilho azedo, polvilho doce e tapioca.

Qual a lei que ampara os celíacos?

Em 2003 com a lei 10.674, todos os alimentos passaram a ser obrigados a apresentar na embalagem a informação “contém glúten” ou “não contém glúten”, mas nem todas as indústrias possuem tecnologia para realizar exames que identifiquem a presença ou ausência da proteína.  

Estas informações eu já sabia, mas queria compartilhar com vocês.

Até mais.

domingo, 25 de agosto de 2013

Pão de Forma sem glúten

Bom dia,

Ontem fiz um Pão de Forma sem glúten maravilhoso.
Só que eu não tinha uma forma própria para pão de forma, então fiz numa forma comum que eu tinha.
Mas ficou tão bom que da próxima vez vou comprar uma forma própria para este tipo de pão.

Ainda deu um sanduíche no capricho.



Vou dar a receita para vocês também poderem fazer. Descobri esta receita no site: receitasdacoruja.com.br

Vale a pena fazer, pois é muito bom.

Pão de Forma sem glúten.

Ingredientes:
1 envelope de fermento biológico seco
1 colher (sobremesa) rasa de açúcar
1 caixa de creme de arroz (200 gr)
1/2 xícara (chá) de maizena
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de fécula de batata
1 colher (sobremesa) de sal
2 xícaras (chá) de leite em pó
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
2 copos de água morna (400 ml)
1/4 de colher de goma xantana

Modo de Preparo:
Colocar todos os ingredientes na tigela da batedeira, menos a água morna e a goma xantana. Estes dois ingredientes devem ser colocados aos poucos, conforme for batendo a massa. Bater bem até ficar uma massa homogênea. Colocar em forma untada e enfarinhada com creme de arroz e deixar crescer por aproximadamente 1 hora. Levar para assar em forno pré aquecido até ficar dourado.


Meu esposo também amou o sanduíche.




Espero que vocês também experimente a receita e gostem como eu gostei.

Até mais.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cadê a comida sem glúten?

Bom dia,

O final de semana que acabou foi mais ou menos no quesito comida.
Tudo que a gente quer comer tem que fazer, não achamos nada sem glúten para comprar.
Tem dia que não dá vontade de ir para o fogão. Queria achar algo gostoso sem glúten pronto. Seria pedir demais.
Quando achamos algo pronto temos que suspeitar.
Um outro dia desses fui numa tapiocaria e pedi uma de frango, com queijo, palmito, etc.
Comi toda satisfeita, pois os ingredientes naturalmente não tem glúten. Naturalmente.
No outro dia passei tanto mal, mas tanto mal, que disse a mim mesma, tenho que tomar mais cuidado ainda de agora em diante.
Daí me lembrei dos temperos e perguntei para a dona depois, eles usam temperos artificiais que contém glúten no frango.
Viver sem glúten é aprender cada dia com as experiências anteriores. Agora tenho que perguntar qual o tipo de tempero foi preparado antes de comer qualquer coisa fora de casa.
As pessoas vivem suas vidas cheia de trigo e seus derivados e esquecem que existem pessoas que tem intolerância ou alergia. Eu os culpo, mas depois volto atrás. Antes também de descobri que tenho intolerância nem sabia o que este nome quer dizer: NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Somente nos supermercados eles existem e nas padarias, lanchonetes, restaurantes e sorveterias, algumas nem sabem o que é quando perguntamos, tem glúten? e eles dizem: o que é isso. Daí começa toda a história da explicação.
Tem dia que me canso, como foi este fim de semana, não saímos de casa.
Dá uma vontade de arrumar toda e sair sábado a noite para comer fora uma coisa bem gostosa, que não foi eu que fiz e depois sair toda satisfeita sem medo de passar mal.
No almoço de domingo fiz uma torta de batatinha com frango e arroz. Pronto.

Hoje foi um desabafo, pois tem dia que dá uma canseira de lutar contra o trigo, a cevada e a aveia.

Então vou comer pão de queijo no meu café da manhã.

Até mais.

domingo, 30 de junho de 2013

Tapioca doce.

Boa noite a todos,

Semana passada me rendi ao prazer da tapioca.
Já ouvi falar muito bem, mas ainda não tinha experimentado.
Amei, comi uma salgada: carne seca, palmito, azeitona e catupiri.


Foi mais ou menos assim.

Agora hoje me deu vontade de comer uma tapioca doce.
Escolhi brigadeiro com banana. Só que desta vez foi eu que fiz.
Ficou ótima, uma delícia.
Comprei na feira um litro de goma fresca que rendeu sete disco de tapioca.
Sucesso geral.

A mistura do brigadeiro com banana é perfeito.

Modo de preparo:
Aqueci um frigideira e coloquei um porção de de goma fresca e foi tomando forma e virei o outro lado.
Coloquei num prato, passei um porção generosa de brigadeiro, cortei duas bananas em rodelas e arrumei.
E depois fechei e pronto.
Só comer e se deliciar com este prato típico do nordeste brasileiro.
Use a imaginação e crie outros sabores.

Até mais.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Dia dos Namorados.

Boa noite,

Estava procurando uma receita sem glúten e bem gostosa para fazer neste dia tão especial.
Pensei em várias receitas, mas depois conto o que cozinharei.


Olhe o que encontrei, sempre amei este filme e nunca tinha prestado atenção do prato que estão dividindo, espaguete com almôndegas. E lá mais uma vez o abençoado glúten fazendo parte até dos filmes infantis.
Poderia ser outro prato, mas o mundo parece girar em torno do trigo, fazer o que.
Criar uma nova versão como macarrão de arroz, daí sim seria um final feliz.

Só para contrariar um pouco.

Feliz dia dos Namorados a todos.  

Buscapé


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pizza sem glúten.

Boa noite,

Inove no jantar! Arrisque fazer uma pizza sem farinha de trigo e solte a criatividade para fazer o recheio.

pizza-amido

Ingredientes
Meio quilo de mandioca crua sem casca
2 xícaras (chá) de amido de milho
2 colheres (chá) de açúcar
1 ovo
2 tabletes de fermento biológico (30 g)
2 colheres (sopa) de margarina culinária
1 colher (chá) de sal
Para cobrir: molho de tomate
Para polvilhar: fubá

Modo de preparo
1. Corte a mandioca em pedaços, coloque em uma panela de pressão e cubra com água.

2. Tampe a panela e leve ao fogo médio por 15 minutos contados a partir do início da pressão.

3. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor, abra a panela e verifique o cozimento da mandioca. Se necessário cozinhe até a mandioca ficar bem macia.

4. Escorra a mandioca e esprema até formar um purê. Reserve até amornar.  
5. Pré aqueça o forno em temperatura média (180ºC).                                       
6. Em uma tigela grande, coloque o purê de mandioca reservado, o amido de milho e o açúcar.
7. Faça um buraco ao centro e coloque o ovo, os fermentos em pedaços e a margarina culinária.
8. Misture bem até ficar homogênea. Cubra e deixe descansar por 40 minutos.
9. Divida a massa em 2 porções.
10. Enfarinhe uma superfície seca com fubá, coloque a massa e abra com auxílio de um rolo.
11. Coloque os discos de pizza em formas para pizza. Cubra com uma pequena porção de molho de tomate, deixando as bordas limpas e leve ao forno por 20 minutos para pré-assar.
12. Retire e cubra com a cobertura desejada e leve novamente ao forno até o queijo derreter.
OBS.: Cubra com os ingredientes de sua preferência (queijos, presunto, frango, cebola fatiada, milho, azeitona, etc).

Espero que tenham gostado pois eu amei.

Até mais.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Macarronada ao creme de leite.

Boa noite a todos,

Hoje esta bem frio e uma massa sempre cai bem.
Que tal uma macarronada com creme de leite. Hummmmmmm.

É claro sem glúten.

Olhem como faço:

 

Ingredientes:

1. Xícara de macarrão sem glúten.
1. Colher de azeite.
1. Cebola média cortada em fatias.
3. Dentes de alho amassados.
1/2 Copo de extrato de tomate.
1. Caixa de creme de leite.
1. Colher  chá de orégano.
Cheiro verde a gosto.
Sal a gosto.

Modo de preparo massa:

1. Coloco um pouco de água para ferver + ou - 2 litros.
2. Quando ferver coloco uma xícara de macarrão sem glúten.
3. Deixa cozinhar por uns 40 minutos para ficar com uma textura boa.
4. Escorra e reserve.

Molho:

1. Um fio de azeite.
2. Corte uma cebola média e deixe dourar.
3. Coloque o alho e também deixe dourar.
4. Coloque o molho de tomate, mexa bem.
5. Logo após ferver coloque uma caixa de creme de leite.
6. Uma pequena porção de orégano.
7. Mexa bem e despeje o macarrão que ficou reservado.
8. Proto.

Obs.: Pode acompanhar um arroz branco e frango em cubos.

Fica uma delícia.

Eu amei e espero que tenham gostado.


domingo, 2 de junho de 2013

Bolo de Flocos de Milho.

Boa noite,

Pense num bolo bom, gostoso e barato.

Eu já fazia esta receita a muito tempo, sem nem saber que tinha intolerância ao glúten.
É muito gostoso.

Lá vai o passa a passo de como faço.

Ingredientes:

1 Pacote de flocos de milho.
3 Ovos.
1/2 Copo de óleo.
3 Copos de leite.
2 Copos de açúcar.
1 Lata de milho verde.
1 Vidro de leite de coco ou um coco ralado.
1 Colher de sopa de fermento para bolo.

Modo de preparo:

1. Despeje os flocos de milho em uma vasilha e molhe com os 3 copos de leite e mexa bem.

 


2. Reserve por alguns minutos, pois no início fica bem mole e depois os flocos incham com o leite.


3. Pegue o copo do liquidificar e coloque os outros ingredientes e bata.


4. Coloque os ovos, o óleo, o açúcar, o milho verde e o leite de coco ou o coco.
5. Bata tudo.

6. Depois despeja em cima da massa que ficou reservada antes e mexa bem até ficar tudo envolvido.





7. Por ultimo dissolva o fermento e misture bem na massa que já tinha ficado pronta. Misture bem mesmo o fermento, pois se não pode ficar alguns cantos do bolo com fermento de mais e outros solados.

8. Unte uma forma com azeite e despeja a massa e leve ao forno pré aquecido. Dê preferencia a formas redondas com furo no meio, pois o bolo fica bem assado por completo.
Obs. Já tentei com formas retangulares e não tiveram o mesmo efeito, a massa fica diferente.

                                      

Ao comer o bolo parece que foi feito somente de milho, os flocos misturam bem com o milho.
Fica macio e molhadinho. Muito gostoso.

                                         

Podem fazer e todos vão pedir para fazer toda semana, pois aqui em casa é assim. Quase toda semana tenho que fazer.

Espero que tenham gostado.
Até mais.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Sobrevivendo.

Boa noite.

Como sobreviver num mundo onde as pessoas colocam trigo em tudo. Quando digo em tudo é quase tudo mesmo.
Eu pego marmita alguns dias quando não dá tempo de cozinhar.
Ao procurar um empresa que entrega marmita perguntei como eles temperavam as carnes, pois a maioria das pessoas colocam temperos daqueles em tabletes, e bingo, eles colocavam e para minha surpresa eles colocavam até na salada. Eu achava que as saladas deveriam vir puras e a gente tempera a nosso gosto.
Minha grande surpresa: temperar salada com temperos que contém glúten e ainda comercializar.

Acho que as pessoas que tem intolerante ao glúten precisam ser mais respeitadas.

Todos os lugares que vamos temos que falar, perguntar e perguntar e mesmo assim passamos mal de vez em quando, pois comemos coisas com glúten sem saber.

UM PROTESTO: Deveria haver uma Lei obrigando os restaurantes colocarem se as comidas que cozinham tem glúten ou lactose. Ficaria muito mais fácil.

E é assim sobrevivendo um dia de cada vez. Hoje consegui não comer nada sem glúten.



Até o próximo post.

domingo, 19 de maio de 2013

Comida Congelada.

Boa noite,

Em pleno domingo a noite e não queria sair para comer algo.
Sempre que faço feira mensal compro algumas coisas congeladas sem glúten para estas horas.
Mas as opções são poucas, escondidinho de frango ou carne seca.

Quando compro para meu esposo tem muitas opções: lasanha, pizza, empanado com recheio de queijo e presunto, sanduíche, etc. Fora a variação de sabores.

E fico eu no meu escondidinho.
Um apelo para os fabricantes de comidas congeladas, procurem desenvolver receitas para nós celíacos.

Tem aumentado muito a população brasileira com intolerância ao glúten, então também tem que pensar nesta porção da população.

Por morar em cidade do interior ainda é pior, não temos, padaria, restaurante, lanchonete e nem pizzaria que pensam na gente.
Meu sonho é entrar numa padaria ou lanchonete com tudo sem glúten. Se não existem alguém deveria inventar. Só não faço isso por não ser tão boa na cozinha, faço minhas receitas, mas me tornar profissional é outra história.
Gosto de testar receitas sem glúten, meus bolos, pães e biscoitos, mas tem dia que dá errado.

Quem estiver comigo nesta me siga.

Até a próxima vez.

sábado, 18 de maio de 2013

Pão Sem Glúten

Boa noite,

Um pedaço de pão com um copo de leite com café, chocolate e canela. Amo esta combinação.

Sempre estou a procura da receita perfeita de pão sem glúten.
Já havia feito uma, mas não agradou muito.
Mas a de hoje superou meu paladar, chegou bem perto da perfeição, no que diz a um pão gostoso.

Olhem como ficou.

 A massa ficou fofinha.

 E as bordas crocantes.

Segue abaixo a receita que usei e foi retirada do site Rio sem Glúten.

PÃO DE POLVILHO
Numa bacia misture:
2 xícaras de polvilho doce
2 xícaras de maisena (ou creme de arroz)
2 colherinhas de chá de super liga neutra
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de fermento de pão
Misture bem e reserve.


Em outra bacia misture:
2 ovos
1/2 xícara de óleo
Bata bem na batedeira por 10 minutos

Na mistura seca junte 1 xícara de água morna, misture com
as mãos até ficar uma farofa, junte a mistura dos ovos e
bata novamente por 10 minutos.

Coloque na forma untada com óleo e deixe crescer, ele
cresce rápido (deixei mais ou menos 1 hora), asse em forno bem quente.
RECEITA APROVADA. PODEM FAZER. 

Até a próxima.